domingo, 6 de julho de 2008

Piquenique na Praia e Show em Gotemburgo


Voltei ! Atualmente eu não passo mais os finais de semana em casa, sempre tem alguma coisa pra fazer, mas isso só porque é o verão então estamos aproveitando...

Eu vou falar primeiro de sexta feira porque não deu tempo de eu postar aqui antes de eu viajar. Na sexta de manhã eu recebi o meu Diploma,a minha mãe me enviou pra eu assinar e mandar de volta logo em seguida porque ele está em processo de tradução aí no Rio... então eu fiz isso... daí o Anders disse que à noite agente ia fazer um piquenique ( à noite aqui não significa escuro, pq o sol só vai embora bem depois das 23:00) Daí ele pediu pra que eu saísse e comprasse um kit piquenique com copos, pratos de plástico e uma cesta... a maioria dos suecos já tem esses equipamentos em casa, já que eles adoraaaam fazer piquenique no verão, mas o Anders não tinha...
Chamei a Thaís pra ir comigo e a gente ficou passeando no cento procurando um que fosse bonito e com bom preço.... depois que eu achei as coisas fui com ela na biblioteca da cidade.
Nossa que biblioteca ! outra coisa... põe a da Fau no chinelo... faltam bibliotecas assim no Brasil...
Primeiro, elas são todas públicas e automatizadas... vc faz um cartão que é super rápido, faz na hora .. ( so precisa da sua identidade e endereço, tudo grátis ) e vc escolhe uma senha tb .. depois vc pode andar pela biblioteca escolher os livros que vc quiser, depois passa numa maquininha passa então o cartão e salta um recibo... ( nao precisa falar com ninguém ) vc pode ficar com os livros por um mes e pode renovar tb pela internet... simples assim... ( na biblioteca além dos livros também tem filmes e CDs que vc pode pegar emprestado )

Apesar da maioria dos livros serem em suecos, há livros em outras línguas.. tem em português tb.. tanto uns clássicos da literatura brasileira como livro infantis... Eu fui mesmo lá porque a Thaís me deu a idéia de pegar um livro em sueco e outro em inglês da mesma história, pois o texto assim é a tradução do outro e eu podia estudar um pouco de sueco... Foi o que eu fiz, pequei o livro do "pequeno polegar" aqui na suécia ele se chama "Nills" eu nem sabia que essa história era suéca... ainda não li, mas já fiquei sabendo que o pequeno polegar voa pela suécia toda nas costas de um cisne... é super conhecida a historia aqui...



Agora voltando ao piquenique... enquanto eu preparava as coisas pra levar o Anders me perguntou se eu queria ir pra Gotemburgo no final de semana pra ver o show do Bruce Springsteen, o Anders adora ele. Eu nem sabia que ia ter show dele aqui, o Anders não comentou nada comigo até na véspera... e claro que eu concordei... show é sempre legal apesar de que eu só conhecia duas músicas dessa banda... ( " Born in USA" e " Streets of Philadelphia" ) dá pra conferir as músicas no Youtube :


http://www.youtube.com/watch?v=qZ_4Q_x2fH4

http://www.youtube.com/watch?v=4F6nSsdJ3mU&feature=related

Então, como era em Gotemburgo pra chegar lá o Anders alugou um carro. Difícil dizer o quanto ele tá afim de ter um carro, atualmente ele procura qualquer desculpa pra alugar e depois passa um tempo falando de como é bom o carro que ele escolheu haha Acho que não vai demorar muito pra ele comprar um....
Com o carro já na sexta agente foi fazer piquenique numa praia que é um pouco longe daqui, o Anders disse que era uma península... eu nao lembro o nome do lugar pq como o nome é em sueco geralmente eu levo em tempo pra aprender... vou ficar devendo...
O piquenique foi bom, saladinha ,um franco tipo galeto e cidra.... depois de comer e tomar um solzinho de final de tarde agente foi caminhar na praia... e ficamos até mais ou menos o por do sol... muito bonito a vista no lugar. Principalmente por que não tinha muita gente.. a praia tava quase deserta...

Aqui na Suécia, a idéia de preservar o meio ambiente vai além do que a gente está acostumado. Nas praias é proibido qualquer tipo de construção até uma distancia considerável... você não ve casas, ruas ou muita gente por perto....é bem tranqüila..


Agora falando do show...
saímos de casa sábado de manhã, fomos até Gotemburgo... umas 3 horas de carro... Fomos pra casa de um amigo de infancia do Anders que tb adora o Bruce Springsteen, mais até do q o Anders, ele tinha ido no show na Sexta e ia de novo no sábado.... Além dele também vieram algumas outras pessoas conhecidas dele que também iam ao Show com a gente.
..O show só começava as 21:00 por isso umas 15 da tarde eles fizeram um churrasco no jardim, cada um trouxe a sua carne... Eu e o Anders trouxemos salmão, que também fica uma delicia grelhado...
Acho que nem preciso dizer que o dia todo foi ao som de Bruce S. !!!! Foi bom para eu me familiarizar com as músicas apesar de que lá no show mesmo, enquanto todo mundo cantava eu so batia palma haha


O show foi bom, foi num estádio super bonito em Gotemburgo,bastante gente... a cidade inteira so comentava do show... foi um grande evento pra eles lá...
Dormimos na casa do amigo dele e de manha voltamos pra Lund... paramos no supermercado e so chegamos em casa mesmo umas 16hs da tarde eu acho... almoçamos e agora o Anders ta vendo jogo de futebol na tv enquanto eu nao paro de escrever aqui...
Espero que o texto não tenha ficado longo demais, mas é que vale por dois dias ;)

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei as novidades!!!
As fotos estão muito bonitas!! ;)
Fico feliz de ver q vc ta aproveitando bastante o verão aí!!!
Bem, dou a maior força pra idéia dos livros..haha e pra ginástica ao ar livre com a galera toda..haha
Mil beijos e uma ótima semana!!
juju

Aline disse...

Gi, que bacana!!!
Não fazia idéia que o sol costuma se pôr depois das 23:00. Você tá sentindo muita diferença pra dormir, ou fechar as cortinas resolve?! rsss
Me lembra um filme chamado Insônia com o Al Pacino.
Gostei da idéia do kit picnic. Aqui, adaptando, seria algo do tipo kit farofeiro. Sabe como o povo é, frango assado, biscoito fofura, dúzias de skol... ahahahaha
Caracas, nem dá pra imaginar uma biblioteca informatizada, sem ter que falar com um funcionário sequer. Aqui no Brasil mta gente ficaria sem emprego. Depois conta pra gente qd acabar de ler o pequeno polegar.
As fotos estão lindas mesmo!!
Bom ver que está feliz!!
Tenha uma semana maravilhosa!!
Beijão!!!

Unknown disse...

Oi, gisele vou viajar para Gotemburgo, gostaria de dicas tuas sobre a cidade, possibilidades de lazer, cursos.....

aguardo retorno