segunda-feira, 14 de julho de 2008

Final de Semana em Karlskrona

Como já era de se esperar, fui com o Anders pra Karlskona no final de semana. Fomos na sexta e voltamos no domingo. É provavel que ele já tire férias esta semana pois ele ficou muito empolgado por lá este final de semana e o irmão dele, o Stefan, está pra chegar na quarta feira com as três crianças (O Anders é louco pelos sobrinhos). Como todos sabem ele tem quatro irmãos, nem sempre é fácil ter todos reunidos porque não moram na mesma cidade. O PM estava lá com a esposa e as duas crianças quando agente chegou, mas sábado eles foram embora. Nem mesmo o Erik, que está morando lá por causa do trabalho estava lá, o Erik foi pra Londres rever um amigo. Por isso, só ficou eu o Anders e a mãe dele e pelo que eu entendi que ela já entrou de férias e deve ficar lá por umas 5 semanas, praticamente o verão todo.
Foi bom só nós três também, fez bastante sol no domingo e a gente foi pra uma das ilhas do arquipélago fazer piquenique...



Nessas ilhas são ainda mais tranquilas, "elas são desertas", ninguem mora nelas e único som que se escuta é o som dos pássaros, gaivotas ou no máximo de algum barquinho passando... é bem tranquilo mesmo. A gente abre ums colchonetes, toma banho de sol e depois vai pra água ( menos eu, eu não costumo entrar na água, muito fria pra mim, mas os suecos amam !!! ) Eles adoram entrar na água mesmo fria, mesmo que seja pra entrar e sair num pulo !!! mesmo de noite tudo escuro quase hora de dormir, pra eles qualquer hora pra ir "bada" , le-se "bóda", eles falam isso o tempo todo.... é parecido com "bath" do ingles, pra quem não entendeu ainda, "banhar-se".
Almoçamos e passamos o resto da tarde na ilha, peguei até um bronzeado. O sol não é aquela coisa de copacabana, que te torra todo em pouco tempo... aqui da pra ficar bastante tempo no sol e você não fica vermelho... você pode até não acreditar, mas pra quem tem a pele muito branquinha feito a minha, com certeza aqui é melhor pra pegar uma cor.
No Rio, eu lembro que ou você usa protetor numero 15 pra cima pra não ficar vermelho mas também não fica moreno ou torra, fica vermelhão e depois descasca... ( complicado)
Pra não dizer que tudo é perfeito por aqui haha, nessas ilhas pode acontecer de você pegar um carrapato. São muitos pássaros e natureza bem no seu estado "bruto", ideal pra muitos insetos... Eu acho que a tradução é essa, aqui eles chamam esse inseto de "fästing", le-se "féstim".
Os suécos tem uma preocupação grande com esses insetos. Principalmente porque eles podem trazer doenças. Eu e até o Anders pegamos carrapato dessa vez e eu acredito que o cachorro também não deva ter escapado. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo, também já fui a essas ilhas muitas vezes e nada. O Anders sempre diz que eles não gostam de alho, e como todo brasileiro, eu como muito alho então ajuda a não pegar.

Bem, quando você percebe que pegou o carrapato, não pode puxar porque pode não sair tudo e ficar a cabecinha do safado presa na pele... Aqui eles tem uma pinça especial que parece um laço, envolve o bicho e depois roda... daí ele se solta por inteiro da pele e continua vivo... mas preso a pinça.
O Anders depois queima o bicho pra ter certeza que ele já era hahaha. Foi o que ele fez... o que eu peguei era tao pequenininho que quando ele o queimou ele evaporou no ar ...
Agora, tenho que ficar de olho no local da mordida, se em cinco dias aparecer um circulo vermelho na pele do tamanho de uma moeda, tenho de ir no médico. ( sem pânico mãe, vou sobreviver ;)
Depois fomos pra casa. ( casa de verão em Karlskuna ) E o Anders resolveu tentar me ensinar a atirar com uma arma de "chumbinho ", eu acho que essa é a tradução, ele disse " air gun ". Eu nunca havia tentado, e também errei todas as vezes.. é dificil manter o negocio paradinho... o Anders acertou a latinha na primeira tentativa...


Bem, depois jantamos e viemos de trem pra casa em Lund. Nesse momento o Anders foi trabalhar e como eu disse antes, acho que vai só até esta semana, daí agente deve voltar pra Karlskrona e passa o resto do verão por lá... Eu aviso antes de eu ir...

5 comentários:

Marili disse...

Gisele, não tem como não ficar preocupada com a mordida do carrapato. Ficarei apreensiva com certeza nestes 5 dias. Deve haver algum remedinho para já começar a colocar no local, veja isso. Beijinho e me aguarde que vou aí matar todos esses carrapatos safados.

Marili disse...

Quanto aos alvos, que está aprendendo a atirar, somente mire latinhas ou os carrapatos. Nada de atirar em animalzinho para comê-lo, acredito e você. Beijinho

Gisele disse...

hahaha essa é a minha mäe mesmo !

Unknown disse...

Karlskruna ta animado hein?! cheia de atividades..haha.. até pegar carrapato :P eu mostrei as fotos pro meu pai ele falou: "Nossa que lugar mais lindo!!!" :)
Isso é Suécia!!! Adorooooo!! to doida pra te visitar...hauahuah
mil beijos
Ju

Gisele disse...

Ju, eu falei pro Anders e ele disse: Fala pra ela vir pra cá e trazer o pai dela junto !!! hahaha