domingo, 20 de julho de 2008

O Anders foi pescado

Segundo dia em Karlskrona, viemos na sexta feira depois do almoço. A casa estava cheia. Todos os irmãos do Anders estavam aqui, inclusive o Stefan com as três crianças. O Stefan é casado com a Madalene que é suéca mas de origem indiana, por isso as crianças são moreninhas. O Axel com 9, Erik, 7 e Anna, 4. ( O Anders adora passar um tempão brincando com os sobrinhos e eles o Adoram).

Aqui em Karlkruna a familia do Anders tem alguns barcos, então o que a gente mais costuma fazer é passear de barco, fazer piquenique nas ilhas ou pescar. Pescar talvez fique em segundo lugar, especialmente para o Erik, irmão do Anders, que parece que só faz isso na vida. ( to exagerando um pouquinho ) Mas ele adora barcos de pesca e não tem um dia que eu estou aqui que ele não saia pra pescar.
Ele costuma jogar a rede de pesca no mar de tardinha e recolhe de manhã cedo junto com os peixes. Os peixes mais comuns de se bescar com a rede são : " Flundra "( nome em suéco ) e o Bacalhau, que aqui se chama " Torsk " !

Existem mais dois peixes que são comuns de se pescar também aqui mas com a vara de pescar que são o "Gädda" ( lê-se Iêda ) e o Aborre" ( lê-se Abôre).
O Gädda eu vi no dicionário que no Brasil se chama Lúcio. (alguém conhece ???)
Bem, eu to ensinando os nomes dos peixes porque aqui todo mundo os chama pelo nome, não chamam só de peixe haha. No Brasil, a gente nem dá tanta importância em saber o nome dos bichos como os suecos. Peixe é peixe, sapo é sapo, pato é pato... mas aqui na Suécia eles sabem exatamente os nomes, se mudar um detalhezinho no bicho, o nome muda... e eles sabem !!!

Então esses aí são os peixes :


Flundra


Gädda

Aborre


Torsk (Bacalhau)


Os peixes não estão no tamanho real, o Aborre por exemplo, costuma ser bem pequeno, na foto ele está ampliado.

Agora voltando à Karlskrona, O Anders foi "pescado" ontem !!! A gente saiu com o barco pra pescar Gädda. Este peixe não é muito fácil de pescar, eu mesmo nunca consegui. O que a familia do Anders faz é sair com o barco e deixar a isca na água, o que eu quero dizer é, você vai no barco segurando a vara de pescar enquanto a isca vai na água. ( isca na verdade é um peixe pequeno bem colorido de plástico que ao ser arrastado na água simula um peixe nadando) daí o Gädda tenta comer e é pescado.... E ele realmente foi. Dessa vez a Anna que tem só 4 anos o pescou. ( eu ainda continuo tentando)



O problema foi quando o Anders tirou o peixe da água. Ao se debater o anzol prendeu na mão dele...... ai ai ai ai ai, foi só o que eu conseguia pensar....
O pior é que é impossível tirar o anzol pelo mesmo lugar que entrou, pois a ponta é como uma flecha. Então o Anders foi pro hospital. ( Eu quis ir com ele, mas ele achou que eu deveria ficar com a família dele, pois seria mais divertido pra mim do que ficar esperando no hospital).

Eu vou colocar a foto aqui, mas os mais sensíveis não olhem !!!!
pulem para o próximo parágrafo ...




Daí eu fiquei no barco com a família dele e a gente foi pra uma das ilhas tentar pegar os camarões que iam ser usados de isca. Os camarões ficam nadando perto das algas marinhas, o PM usava uma rede para pega-los, depois virava tudo numa pedra e as crianças se divertiam tentando acha-los entre as algas.





Os camarões foram colocados em vários anzóis e deixados no mar durante a noite.
Hoje cedo os irmãos do Anders foram buscar e com isso eles pescaram vários "Aborres" e também "Ål ", que eu traduzi como enguias ou moréias. ( é isso que vai ser o almoço hoje)










Falando do Anders, ele voltou do Hospital ontem e está tudo bem, retiraram o Anzol da mão dele. Segundo o irmão dele o PM, disse que isso já aconteceu com ele pelo menos umas 3 vezes!!! E eu que não tenho coragem de botar a mão no peixe agora.... ai ai ai

5 comentários:

Unknown disse...

Ai, coitadinho do Anders, sofri muito com o relato, aliás muito demorado para contar como foi o final. Já que todos o peixes tem nome, qual seria o nome desse peixão de 1:70, olhos azuis, inteligente,pele clarinha com algumas escaminhas??!!!

Gisele disse...

Peixe Anderson, disse o Anders haha

Me disse...

E ai? A enguia (moreia) e' gostosa?
Eu comeria os camaroes!!!!

Lisa

Unknown disse...

ai ai ai ai ai ai ai ai ai!!!!!
Eu ja pesquei mas quem tirava o peixe do anzol era meu pai....rs

Gisele disse...

Foi o que eu pensei também, mas o camarão era pequeno demais e tb não teria o suficiente pra familia toda... Eu gostei da enguia, tem gosto de peixe... mas eu nao curti muito os aborres pq tem muita espinha e ele eh um peixe pequeno, muito trabalho...