quarta-feira, 16 de julho de 2008

Encontro com Brasileiros

Ontem foi um encontro só de brasileiros. Tudo começou assim...

Primeiro a Eva que trabalha na universidade falou de um garoto que veio do Rio e estava fazendo intercâmbio aqui na faculdade de Lund, em desenho industrial. Ela também contou a história dele, em como ele conseguiu uma bolsa de estudo da rainha Silvia após ter escrito uma carta a ela (a rainha da Suécia pra quem não sabe é brasileira e a carta foi em português mesmo).

Além disso, no meu aniversário, vieram aqui em casa alguns amigos do Anders, e um deles trouxe a namorada e a amiga da namorada, uma portuguesa. Ela conversou comigo e sabendo que eu era brasileira comentou que conhecia um brasileiro aqui em Lund (o mesmo que escreveu a carta) daí ela pegou o telefone, ligou pra ele e me deu pra eu falar. O nome dele é Jansen ( não é um nome comum pra um brasileiro, dá pra perceber mas ele é do Rio e fazia faculdade na UFRJ até ganhar uma bolsa na PUC)

Porque eu estou falando tanto nele? Bem, ele me escreveu um e-mail na segunda perguntando se agente não podia fazer um encontro de brasileiros e eu fiquei de chamar todos que eu conheço. Chamei a Thaís, que veio com a mãe e a irmã ( elas vieram pra cá essa semana pra visita-la) , e chamei também a Aline ( que eu conheci no orkut e ta morando aqui, mas não pode vir ). Na verdade eu conheço mais alguns brasileiros, mas foi um pouco em cima da hora...
Tem por exemplo a brasileira que trabalha na universidade e é minha vizinha e também tem uma amiga da Anna ( uma amiga suéca, minha família conhece porque ela já esteve no Brasil ) que trabalha com ela e que é brasileira mas eu ainda nem conheci...

De qualquer maneira roulou o encontro. Fomos a uma cafeteria, tomar um chocolate quente... e papear sobre o que agente acha da vida por aqui... é bom falar português de vez em quando. Como eu ainda não sou fluente no suéco, aqui eu falo inglês o tempo todo.

A thaís parece decidida mesmo a ficar, o Jansen vai voltar ao Brasil em agosto porque acaba o intercâmbio dele e ele tem de terminar a faculdade.... por mim desejo que todos fiquem, é sempre bom ter amigos da nossa terrinha por perto.
Antes de ir embora também fomos todos pra casa da Thaís que era perto continuar o papo por lá, foi quando agente tirou essa foto aí de recordação do encontro...


Quanto as férias do Anders, eu acho q ele vai tirar amanhã ou na sexta, ele não se decide... de qualquer maneira estaremos indo pra Karlskona e depois só voltamos em agosto. Devo levar meu computador pra continuar escrevendo no Blog...

beijinho papi e mami

2 comentários:

Aline disse...

Pô, legal, né Gi!!
Que bom que tem gente aí pra preservar seu português e aquecer seu coração!!! DEve ser ótimo pra vcs. Mas acho que vcs merecem uma festa temática pro povo aí conhecer. Baixar uma trilha sonora com samba, bossa nova; fazer caipirinhas, churrasco, farofa, molho à campanha; colocar o povo pra jogar futebol, rsssss
Beijocas e saudades!!

Unknown disse...

Oi Gisele, poderia passar o contato do Jansen? Tenho muita vontade de estudar na Suécia e gostaria de saber como ele fez pra conseguir bolsa. Te agradeço MUITO pela ajuda :)
Beijo!


Carol