terça-feira, 17 de junho de 2008

O que é Midsommerafton ( tirando o atraso)

ih já to atrasada com as noticias.... como disse meu pai, foi só a Suécia perder que eu não escrevi mais hahaha, pois é a Suécia perdeu no sábado mas nem tudo está perdido, ela joga amanhã contra a Rússia e talvez só precise empatar pra se classicar pras quartas de final. O problema mesmo vem depois qnd agente pega a Holanda, que no momento é a favorita na minha opinião... ai ai ai

Bem, deixando o futebol de lado agora...

Dia 12 foi dia dos namorados no Brasil !!! só no Brasil que se comemora em junho, no resto do planeta , inclusive na Suécia se comemora dia 14 de Fevereiro. Mas isso não é um problema, comemora-se duas vezes, pq não?! Então eu preparei um jantarzinho com um cartãozinho pra não passar em branco...

As aulas de Sueco tão indo também, 3 horas por dia, 5 dias por semana... mas essa semana vai ser um pouquinho diferente por causa do "midsommerafton", que na verdade é dia 21 sexta feira. Pros Suecos é o feriado mais importante depois do Natal. Afinal é o que vale apena esperar depois do inverno... Traduzindo agora : Mid = meio, sommer = verão, afton = véspera.... véspera do meio do verão !!! Fica feio traduzido, por isso eu prefiro "midsommerafton"....
O que é isso ? É o dia do ano mais claro, o solstício de verão, neste dia, tem locais na Suécia que o sol não se põe, é o que chamam de sol da meia noite... como existe um dia equivalente no inverno também ( o dia de Luzia, mas esse fica pra depois )
O que importa nisso tudo, quinta feira eu viajo pra Karlskruna onde a família do Anders deve se reunir pra comemorar este dia, já no curso, eles vão comemorar com os alunos na quinta feira de manhã... vamos ter de colher flores, decorar a árvore e dançar e cantar as músicas tb... inclusive amanhã é dia de ensaio com todos as turmas... hahaha...
Eu vou explicar mais do midsommar na quinta pq assim eu aproveito pra contar como foi...

Ontem também foi um dia importante pq me encontrei com a Eva, ( aquela que eu falei que trabalha na universidade ) Ela sempre me recebe muito bem, qnd eu cheguei no escritório dela, vi que ela tinha impresso uma foto minha e da minha família na sala dela.... ( muito fofa ? ) Esta foto aqui, da minha formatura....




Depois ela disse que queria me apresentar uma brasileira que trabalhava lá também, a Andrea, daí agente foi pra uma salinha confortável com poltronas, a Eva trouxe bolinhos de baunilha como ela chamou, mas parecia mesmo o nosso popular "Sonho", aquele que agente compra na padaria... nós sentamos e conversamos por pelo menos uma hora ou mais... Eu contei novamente como vim parar na Suécia, ninguém cansa da história haha, e a Andrea me contou a dela... não é tão diferente da minha, ela veio pra Suécia em 2003, por causa do namorado, hoje eles são casados, ela se formou em Comunicação na PUC no Rio e fez mestrado aqui em Lund..... e pasmem !!! É minha vizinha !!! mora na mesma rua que eu, umas casinhas mais pra lá.... ( que coisa hein ) Ela não deve ter muito mais idade do que eu, fiquei feliz de conhece-la...
Bem, o papo também foi entorno do que eu deveria fazer da vida...tanto a Eva qnt a Andrea acham que eu deveria aproveitar as chances que me apareceram de trabalho, elas disseram assim como todos que eu encontrei aqui, que o mercado ta bom pra arquiteto, a cidade ta crescendo rápido e tem muitas novas construções e escritórios buscando arquitetos pra trabalhar e que esse seria o melhor momento pra eu começar, pra eu pensar em mestrado só depois.... Eu concordei com muitas coisas que elas falaram, por isso é provável que eu faça isso...

Também quero avisar a minha mãe que o pacote que ela me mandou deve ter chegado, eu recebi ontem um papel pra eu ir no correio buscar, devo pegar hoje depois da aula...

Eu agora tenho que parar de escrever porque tenho dever de casa pra fazer e também me arrumar pra aula... hoje de noite tem Itália e França !!! vai ser bom o jogo...

Um beijo pro meu pai pra minha mãe e pros meus irmãos...

Um comentário:

Unknown disse...

uau!!! quanta informação hahaha
nossa! vc falando do sol da 12h eu lembrei que ha um ano atras eu tava indo praí, me deu uma saudadeeee, foi tão bom :) mas enfim, que legal a Eva ter uma foto sua e da sua familia...haha... por isso adoro os suecos hahaha, e gostei muuuito de saber que as coisas estão boas pra arquiteto aí em Lund, vai fudo Giiiiiiii e quem sabe eu não apareço por aí daqui a um tempo??!?!?1 a gente bem podia trabalhar junto...hahaha... que sonhinho bãooo!!! quem sabe né?! :P
divirta-se muito em karslkruna, beijo grande!!! ps: hoje eu tive na sua casa :) beijossssss e saudade ;) ah!! e quando vc volta? segunda?? i need helpppppp!! haha, tenho que ter tudo pronto pra pltar na terça :P to ferrada... beijossss