segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Festa no curso


Cheguei de Kalrskruna ontem de noite, o Anders quis vir cedo pra ver o jogo da Itália e Espanha. Esses jogos tem sido tão tarde que eu sempre acabo dormindo antes do final do segundo tempo...
De qualquer maneira já cheguei em casa e pude passar as fotos pro computador :)

A maioria das fotos são de quinta feira qnd teve festa no meu curso de Sueco, agente comemorou o midsommer em Kalrskruna também mas neste dia eu esqueci a máquina ;P

No curso foi assim: primeiro os alunos saíram pra buscar flores, com elas se faz uma coroa de flores e tb se enfeita a árvore do midsommer... a que fizeram no curso era meio caseira, pequena, mas a tradicional mesmo é bem grande...




Depois teve um jogo, os professores saíram pelo jardim espalhando perguntas como por exemplo: " como se chama tal coisa" "qual das alternativas abaixo não é comida" ( perguntas em sueco, claro) agente devia ir respondendo numa cartelinha , pois quem acertasse mais no final ganharia um premio...
Na foto abaixo está eu e Thaís, a brasileira que eu conheci no curso...


Respondida as perguntas fomos todos dançar e cantar em volta da árvore, todo mundo deu as mãos e cantou as músicas típicas do verão. ( vou ver se dá pra postar as músicas aqui também)

Acabado a dança foi a hora de comer, mas tipo, eu nem consegui chegar perto da mesa nesta hora, tinha muiiiita gente... Na verdade tinham duas mesas de comida, uma feita pelos alunos com tudo que é tipo coisa. ( mesmo pq tem turco, indiano , árabe então tinha comida que eu nunca vi) A outra mesa foi feita pelos professores e só tinha as comidas típicas do midsommer. ( essa ficou beeeem mais vazia haha) Eu particularmente não sou muito chegada naquele peixe em conserva o "herring" entre outras coisas que eles comem... No geral eu adoro a comida aqui , tem muitas coisas que eu sinto saudade qnd volto ao Brasil, mas essa que se come nos dias festivos, não consigo entender...
Na foto baixo sou eu com as minhas professoras, uma dá aula de segunda à terça e a outra de quarta às sextas... e também e mesa das comidas...



Bem depois que a comida acabou todo mundo foi pra casa e eu fui pra Kalrskruna com o Anders que saiu um pouco mais cedo do trabalho...

Lá em Kalrskruna teve festa tb e foi essa comida que eu não gosto muito, mas ainda bem foi só por um dia... o tempo tava meio instável, fazia sol e chovia, de 5 em 5 min mudava ... típico daqui.. fica difícil saber que roupa usar.... mas em julho melhora...

Também decidimos comemorar o meu aniversário no sábado que vem em Kalskruna, pq assim vai estar todo mundo reunido... meu aniversário é mesmo nesta quarta feira. ( eu gostei da idéia pq sinto que no final vou comemorar duas vezes ;)

Um comentário:

http://graceolsson.com/blog disse...

GISELE, aqui na suécia, menina, o povo gosta de comer...kkk
Eu tiro pelo meu marido.O galego come que o...O genro, tbm sueco, come mais que nós duas juntas...e por aí vai.

DESEJO QUE TUDOE STEJA BEM CONTIGO.
EU ESTUDO SAS. J´apssei pelo SFI mas nao fiz um bom curso pois a escola era péssima. Mas já comecei a trabalhar por aqui.
¨bjs e dias felzies

EU CONHECO KLSKRUNA, ONDE

Grace Olsson
www.graceolsson.com/blog