terça-feira, 26 de agosto de 2008

Procurando cogumelos




Como eu havia dito antes, fomos pra Karlskrona no final de semana. Choveu o tempo todo, não deu pra fazer muita coisa mas no domingo eu saí com o Anders e a mãe dele, Ulla, pra procurar cogumelos na floresta.
Procurar cogumelos é bem divertido, é como brincar de caça ao tesouro. Não é muito fácil de acha-los , tem que se procurar bastante e ficar bem atento pra conseguir enxergar o tal cogumelo no meio das folhas e ganhos.
Mas é muito divertido quando se encontra o que está procurando...



No verão passado eu saí também pra procurar cogumelo, e o que mais a gente encontrou foi "kantarel ", um cogumelo meio amarelinho e pequeno que se usa na comida como tempero. Já vi vendendo em supermercado e é bem mais caro que o champion.



acima a foto do cogumelo "Kantatel"

Dessa vez não achamos nehum "kantarel". Encontramos o "fungui", que é um cogumelo bem conhecido. Ele fresco não se parece nada com a imagem de "fungui" que eu tenho, porque geralmente se compra no supermercado desidratado. Além disso, o cogumelo pode ter vários tamanhos e a cara dele muda um pouco quando ele é grande ou quando ainda é pequeno.







Procurar cogumelos também não é fácil, porque a maioria dos que se acha não são comestíveis e tem até os venenosos. Por isso vc tem de conhecer bem os tipos de cogumelo e ter certeza que está colhendo o certo. As vezes eles são muito parecidos.
Os mais bonitos e coloridos, como aqueles de conto de fadas, são todos venenosos haha





No final a mãe do Anders colheu uma cesta cheia, eu e o Anders achamos uns 5 mais ou menos cada um, mas juntando tudo deu pra fazer um super omelete ao fungui quando agente chegou em casa, uma delícia ! Sobrou um pouco também que está guardado no freezer para uma outra ocazião.



2 comentários:

Me disse...

Adoro cogumelos!!!!
Minha ex-sogra faz cogumelos recheados com linguica picada, fica uma loucura.

Unknown disse...

Voce achou a casinha dos smurfs!!!haha