sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dia do Kraftor





O ultimo dia de férias foi especial, a familia do Anders se reuniu pra comer o "Kraftor" ( uma lagosta de água doce). Aqui na Suécia, sempre no mes de agosto as pessoas se reunem pra comer o kraftor e segundo a tradição as pessoas usam um chápeu e babador ... ( por acaso agente nao usou mas eu já vi em fotos)








Eu gosto muito de Kraftor, acho divertido apesar do trabalho q dá pra comer pois vc tem que abrir um por um pra comer a carne, igual a um camarão grande.




Antes da festa eu fui com a mãe do Anders colher Amoras, aqui muitas dessas frutinhas são selvagens, lá perto da casa de verão elas cresciam ao longo da estrada... Eu também acho divertido colher essas frutinhas silvestres, não é nada que eu já tenha feito antes, no Rio não tem nada disso... e no final eu posso come-las no yogurt no café da manhã ou a mãe do Anders faz uma daquelas tortas que eu adoro...




Neste dia vieram a prima do Anders com os filhos e o marido.. então tinha bastante gente...
Como é verão agente comeu no jardim...ao ar livre... ( sueco adora isso)
Ficamos depois conversando até escurecer...

Bem, tudo isso já foi há uma semana atrás, fica dificíl de eu contar muitos detalhes. Neste momento estou de volta a Lund e as aulas já começaram... sueco todo dia 3horas por dia...
Este final de semana eu e o Anders vamos ficar por aqui mesmo, o tempo deu uma fechada e também dá trabalho pegar o trem até karlskruna, sem falar que não é assim tão barato...

Esse final de semana eu acho q começa o " Malmö festival ", uma festa que tem pela cidade de malmö com barraquinha de comida e shows aberto ao público... quem sabe não damos uma passada por lá...



5 comentários:

Me disse...

Gisele!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(da para escutar o meu grito!!!!!)
Kraftor e' o Lagostin! E e' uma delicia!!!!!!!!!!!!!!
E o dai deve ter muito mais sabor do que os criados em fazenda aqui.
Ok, eu acho que a gente ja' se conhece o suficiente para voce me convidar para passar uma ferias em Karlskruna. Podemos fazer um intercambio, a Florida e' super legal!?!? (me diga se estou sendo inconviniente).

Beijao

Lisa

Gisele disse...

hahaha

Legal que vc conhece :)
Eu só comi isso aqui, Lagostin é inglês ?
Eu topo, eu ja estive na Florida qnd eu tinha 15, Disney e tal... eu vivo falando pro Anders q agente tem de ir pra aí, ele nao conhece...
Seja bem vinda pra me visitar, mas eu sugiro que voce venha no verao se nao é so gelo...

beijocas

Etta disse...

Bom dia Gisele,
Aqui e' a mae da Elisa (Lisa).
Lagostin e' o nome dessa lagosta pequenininha no Brasil.
Pode comecar a fazer as malas, voces serao muito bem vindos aqui.

Um abraco,
Etta

Me disse...

E os queijos Gisele? Eu adoro queijo, mas aqui nos EUA os queijos sao bem ruizinhos.

Lisa

Gisele disse...

Que legal ! Seja bem vinda ao blog também !! Etta é o seu nome ou apelido ? Queria agradecer vcs duas pelo carinho e a atenção que tem me dado sem ao menos me conhecer pessoalmente... até um convite eu ganhei... acho que é o nosso jeitinho brasileiro de receber as pessoas...
Eu ja ate comentei com o Anders de vcs e algum dia agente aparece por aí ;)
Quanto ao Lagostin, eu nem sabia que tinha no Brasil, nem imagino onde encontrar isso lá no Rio, deve ser caro tb...
E os queijos, bem, os produtos derivados do leite aqui sao muito bons... eu sou apaixonada pelo leite e pelo iogurte daqui ! Pra começar o leite é fresco, fica na geladeira e tem um sabor muito bom, eu bebo purinho, no cafe da manha almoço e jantar, coisa que eu nao consigo fazer com o leite no Brasil...sem falar no iogurte
Os queijos sao bons também, mas acho que outros paises sao maiores referencias em queijo do que a Suécia. Uma questão de cultura.. por exemplo a França e a Itália, mas aqui tem tb...