sábado, 27 de dezembro de 2008

Meu Natal na Suecia



O Natal aqui é bem parecido com o nosso Natal no Brasil mas existe algumas diferenças.
Pra começar o Natal do dia 24 começa bem cedo. Logo após o almoço a família já vai chegando... Falando em almoço, na semana do Natal o almoço geralmente é sanduíche de presunto com mostarda ou um mingau que é igual ao "arroz doce" que a gente faz no Brasil só que não é doce pois não leva açúcar... ( eu não gosto, por isso eu fico só no sanduíche )

Depois que todos chegam, as 15:00 da tarde a família toda para em frente a televisão pra segundo eles ver o Pato Donald. Parece que virou tradição do Natal, já ouvi outros suecos falando do tal programa de tv no dia de Natal. Eles dizem que é o pato Donald mas na verdade é um conjunto de desenhos da Disney que na maioria das vezes tem o tema do Natal. Aparece lá o papai Noel fazendo os brinquedos, a Branca de Neve, a Cindella...
Após assistir o programa na TV, eu fui procurar um computador pra falar com os meus pais, acho que era entre 16:30 e 17:00 da tarde que eu comecei a falar um pouquinho com eles pela internet. Mas não deu tempo de conversar muito porque eu ouvi lá no andar de baixo um : HO HO HO... e era o Anders de papai Noel com as sacolas de presentes e a criançada toda animada...
Eu saí do computador correndo, nem deu tempo de pegar a máquina... o negócio começou bem mais cedo do que eu esperava... e eu não queria perder a distribuição dos presentes ;)
Aqui na suecia é tradição escrever uma rima na dedicatoria dos presentes, pra ficar engraçado... o Anders é ótimo como Papai Noel, ele faz muita piada e todo mundo ri, só eu que não entendo nada hahaha...
Depois da distribuição dos presentes teve então a ceia de Natal. Daí sim, essa é bem diferente do Brasil. Eu tirei foto da maioria das coisas e vou explicar o que que é...



Acima: Salmão, o tal do presunto que não falta nunca, e enguia que sobrou do verão ( essa é novidade no Natal )



Almôndegas ( pouca gente sabe mas elas tiveram origem na Suécia ) e salsichinhas... as duas também sempre tem no Natal, na Páscoa tb... aliás na Páscoa e no Midsummer é a mesma comida do Natal.



Batatas cozidas ( essa tem todo dia, quase igual ao feijão com arroz pra a gente ) e repolho roxo com maçã. ( Eu entendi que esse repolho é comum na mesa de Natal na Suécia, agora com maçã é receita de família... dá um gosto meio docinho ao prato.



Agora o mais típico de todos o peixe " Hering " ( o mesmo da etiqueta da Hering) eles preparam de 4 maneiras diferentes, 3 delas estão nestes jarros em molhos diferentes... um com alho e dill, outro com mostarda e outro meio docinho q não sei o que leva... o que tem ovo em cima tem um molho a base de beterraba...

Depois da ceia foi confraternização com a família do Anders e ver as crianças animadas brincando com os presentes. Não achei meus pais na internet depois disso.
Fui pra casa perto das 23:00 da noite e achei a Tia Dumara e a Familia do Tio Gastão na internet. O Natal ainda estava pra começar por lá também...



No dia 25 é que pra mim foi o Dia ! Eu tinha aceitado fazer uma ceia de Natal brasileira pra família do Anders. Então já bem cedo eu comecei a cozinhar. Deu bastante trabalho. Mas pra mim valeu porque eu pude sentir o gostinho do Natal na minha comida, afinal pra mim Natal sempre teve Peru, Farofa....
Minha mãe tinha me mandado as receitas todas e fiz tudo pela primeira vez... um grande risco de dar errado. Esse era o meu maior medo, pois era o jantar do dia 25 de 14 pessoas hahaha, ai que responsabilidade...



Comecei pelo bolo, uma receita de bolo de nozes. Eu ainda não descobri o que eu fiz de errado. Mas o bolo transbordou, subiu e afundou... e eu quase joguei tudo fora... mas o Anders provou umas migalhinhas do bolo e disse que tava bom pra eu levar assim mesmo... Mas o bolo tava muito feio mesmo... dá só uma olhada nas fotos...





Eu resolvi derreter um chocolate e colocar por cima, se o bolo não tivesse bom o chocolate pelo menos salvaria hahaha...

Depois fiz a farofa, que essa ficou boa... difícil de errar tb ...

O Anders ficou responsável pelo Peru, e limpava toda sujeira que eu ia fazendo... assim até que é divertido cozinhar...



Fiz a salada Waldorf, que leva nozes, maçã, aipo... e a avó do Anders amou !!! Ouvi pelo menos umas 20 vezes o quanto ela tinha gostado de tudo e principalmente da salada.


Também gostaram muito do Arroz colorido. Aqui como em outros países, não se fazem arroz como a gente no Brasil, que leva alho, cebola e é todo temperadinho... Eles costumam apenas cozinhar na água e não tem muito gosto. Então clarto que o meu fez sucesso...


A farofa pra eles deve ter sido um pouco exótico demais, mas tava ótima pra mim, a que eu fiz foi receita da minha tia era feita com biscoito creme craker, levava milho, passas, azeitona, ovo... caprichada...



Pessoal parecia ter gostado da comida, só as crianças que não curtiram muito.. haha muita pacinha, aipo, cenoura... difícil de agradar...

Dia 27 que foi ontem, saímos todos pra caminhar numa praia. Como a temperatura estava abaixo de zero, estava tudo literalmente congelado. Mal dava pra ver o mar por causa da neblina. Tipo aquela fumacinha branca que sai do congelador, então tinha bastante dessa por lá...








Mesmo assim a família se animou toda e fez até piquenique. Uma paradinha pra um sanduíche de presunto com mostarda e um chocolate quente.





Reparem no vídeo abaixo, eu filmando e andando no gelo... o local é uma praia









5 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que legal!!!!
Virou cozinheira mesmo hein?! Até ceia de Natal!! Que orgulho amiga!!! hahaha
As fotos estao lindas... Mas piquenique na praia congelada, é coisa de sueco mesmo né?!?! hehe
Mil beijos e um MARAVILHOSO 2009 pra todos aí!! :)

anlene gomes disse...

Oi Gisele, estou ajudando a atualizar o site Mundo Pequeno.
http://www.mundopequeno.com/
Pretendo incluir teu blog, se você não quiser me avise, ok? Feliz 2009!

Anônimo disse...

Nossa... que medo do gelo quebrar...

Comida brasileira no Natal é óoootimo! ;)

Anônimo disse...

eu achei o video umabosta a não ser o ebesinho xixi nas causa se borra de medo e cair no rabo do gelo

vadia disse...

eu achei o video uma porcaria a nao ser o garotinho levar um tombo