sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Noivado !!!! 13 de Setembro 2009


Esta postagem talvez seja uma das mais especiais...
Apesar de já temos anunciado a todos que iríamos nos casar faltava um pequeno detalhe...

O ANEL !



Nós tinhamos ido juntos escolher o modelo. E quando nos decidimos demorou uma semana para os anéis com os nomes gravados chegarem à loja...
O Anders foi buscar-los na sexta-feira mas logo em seguida ele viajou para Gotemburgo para jogar um torneio de "innebandy" e só voltou no Domingo. Por isso resolvemos esperar ele voltar para trocarmos os anéis...

Preparei um jantar só para nós dois...
Sentados na mesa, o Anders abriu a caixinha e perguntou :
"Gisele. Quer casar comigo ?"
Eu sem esperar respondi... Siiiiiiiim !!! haha
Perdi a chance de fazer um charminho. Mas a resposta para mim era tão óbvia que respondi no reflexo haha

Agora pra colocar o Anel no dedo... o Anders então me perguntou:
" Qual dedo? "
Hummm " Este!" Não espera, esta é a mão de casado... noivado o anel é na mão direita...... " Tem certeza ?" Ele me pergunta.
Tenho ! ( Pelo menos no Brasil é assim)
Então trocamos os anéis e brindamos com vinho branco.



Passamos o resto do dia olhando um pra mão do outro e rindo...



Mas o Anders continou com dúvida se a mão estava mesmo correta. Então olhamos no Google e descobrimos que na Suécia a tradição é um pouco diferente.
Para comecar, os noivos usam o anel na mão esquerda durante o noivado e inclusive após casado. Não se troca de mão. Então eu me perguntei o que acontece durante a cerimônia ? Como saber que se está noivando ou está casado?
Na Suécia, durante a cerimônia de casamento a mulher recebe um segundo anel com diamante para se usar junto com o anel de noivado. E o noivo nada. Pois ele ja tem um anel no dedo.
Então aqui na Suécia a mulher é casada quando possui os dois anéis no dedo. E o homem não dá pra saber...

Daí eu fui no Google e confirmei que eu estava certa com relação ao Brasil. Como o casamento é não é na Suécia, preferi continuar com o anel na mão direita.

Mas essa história esva longe de terminar... Durante a semana o Anders passou o anel dele pra mão esquerda porque ele queria evitar questionamentos aqui na Suécia.

Já na faculdade, as minhas colegas ao saberem que eu estava noivando perguntaram o porque eu usava o anel na mão direita, pois no país delas também é na mão esquerda.
A menina do Irã me disse que no país dela só se usa alianças na mão direita quando se está viúvo... hahaha
e depois, ainda fiquei sabendo que a esposa do irmão do Anders usa os dois anéis na mão direita mesmo depois de casada pois é assim na Noruega...

Resumindo... aprendi que a tradição das alianças definitivamente não é universal... então eu tenho que optar por aquela que tem mais significado para mim... que é a do Brasil... o Anders adotou a sueca... e essa confusão do dedo deve durar até o casamento, quando os anéis vão definitivamente para mão esquerda e ponto final !!! hahaha

4 comentários:

Mariel Stupp disse...

Que surpresa entrar e ver o blog atualizado! :)
Parabéns, Gisele!! Sei que nos conhecemos quase nada, mas lendo o que escreves tenho uma idèia da pessoa que tu é, e a alegria que tu passa com esse post é inconfundìvel!
Que continue dando tudo certo pra voces!

Coisa de Ta disse...

Parabens pelo noivado! :)

Que Deus abençoe vcs.

Bjus da Ta

Janaina disse...

Aiin que lindo o seu blog!
adorei!! Parabens flor pelo o seu noivado,, estou de mudanca pra Suecia, para Malmoe,, vou colocar seu blog nos meu favoritos...
Bjjs

La Nostra Italia disse...

Muito legal seu post.
Aqui na Itália (e em boa parte da Europa), só as mulheres recebem o anel de noivado, que é aquele com a pedra. E é colocado no anelar esquerdo. No casamento, os dois recebem as alianças na mão esquerda e a mulher opta por usar ou não ainda o de noivado no dedo esquerdo, acima da aliança de casamento. Algumas usam do lado direito ou nem usam, não é tão rígido assim.
No Brasil, noivado é na direita, para ambos os noivos, e casamento é na esquerda.
Bjs